A geografia de Braga
Situada no coração do Minho, entre serras, florestas e leiras com grandes vales, planícies e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo Homem. Inserida na região do Minho, constituída pelo Distrito de Braga e pelo Distrito de Viana do Castelo, num total de 24 Concelhos, que representam 5% do território nacional e acolhe 10% da população nacional, Braga é a capital do Distrito homónimo.
Geograficamente Braga localiza-se no vale do Cávado, na região Noroeste de Portugal Continental, à latitude N 41º 32'39'' e longitude W 8º 25'19''.
Com uma área de 184 Km2 confronta a Norte com os concelhos de Vila Verde e Amares, a Nordeste e Este com Póvoa de Lanhoso, a Sul e Sudeste com Guimarães e Vila Nova de Famalicão e a Oeste com o concelho de Barcelos.
O relevo do concelho, é caracterizado por uma relativa irregularidade com áreas de vale que se espalham por todo o território, que se contrapõem amiúde com pequenas formações montanhosas, dispostas segundo alinhamentos paralelos aos rios principais. Limitado a norte pelo rio Cávado, a sul pelo conjunto de elevações que formam a Serra dos Picos (566m) e a nascente pela Serra dos Carvalhos (479m), o concelho de Braga, abre-se a poente para os concelhos de Famalicão e Barcelos.
Predominam as zonas de vale, que não atingem altitudes elevadas, variando os seus valores entre os 20 e os 570 metros, pelo que a exposição solar, é de um modo geral boa em quase todo o território.
Administrativamente, o concelho de Braga é a capital do distrito de Braga e abrange a totalidade de 37 freguesias, atingindo a população total residente um valor de 181 494 habitantes, em 2011. A cidade situa-se num eixo rodoviário de grande importância, tendo por isso atingido um grande desenvolvimento económico, social e cultural.