Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico 2014 - 2026
Em 2014, o executivo em funções traçou para a cidade um plano estratégico para o Desenvolvimento Estratégico onde definiu as linhas orientadoras dos investimentos a realizar e dos indicadores a alcançar num horizonte de 12 anos.
O PEDEB 2014-26, apresentado em 2014, definiu as seguintes metas:
A implementação do PEDE_Braga é acompanhada pelo Conselho Estratégico da InvestBraga e cabe à Comissão de Acompanhamento e de Execução reunir e desenvolver a execução das ações inscritas no PEDE_Braga.
No âmbito da revisão efetuada em 2018 o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga a realizar pelos vários stakeholders que constituem o ecossistema empresarial de Braga, definiu 24 ações estruturantes e 29 ações de contexto e de suporte ao modelo de desenvolvimento.
Em síntese, com esta revisão pretendeu-se continuar o caminho iniciado em 2014 e pretende-se que Braga seja cada vez mais reconhecida como uma cidade aberta ao mundo, a partir da sua história e património, caraterizada pela multiculturalidade e multilinguismo, com a educação e inovação no centro do seu ecossistema económico que está a evoluir no contexto do “lema” made in Braga para o invented/designed in Braga. Uma cidade média, sustentável, com elevado dinamismo económico e cultural, facilitadora do empreendedorismo, e assente nos seguintes eixos de desenvolvimento:
- Centros de Engenharia e Inovação e de Serviços Partilhados;
- Indústria e Construção;
- TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica;
- Saúde e Medtech;
- Turismo e Cultura;
- Comércio;
- Território.
Decorridos 6 anos desde a sua criação, este plano apresenta os seguintes níveis de execução, quer na sua globalidade, quer no âmbito do conjunto de cada uma das Ações definidas:
PEDE Braga
Ações Estruturantes
Ações de Contexto e de Suporte ao Modelo de Desenvolvimento